Florianópolis: CASAN monitora fauna durante obras de Estação de Tratamento de Esgoto – ACN

A CASAN está executando monitoramento e manejo de fauna e flora no canteiro de obras da Estação de Tratamento de Esgoto do bairro João Paulo, em Florianópolis.  No caso da fauna, o trabalho é executado por biólogos que localizaram aves utilizando estruturas da construção para formar ninhos protegidos de predadores.

Essas espécies compõe a chamada fauna sinantrópica, que se adapta às áreas urbanas ou alteradas pela ação humana e podem se beneficiar dessa interação para obter abrigo e alimentos.

As aves localizadas têm o ninho transportado para uma área protegida próxima ao local anterior. A transferência atende ao Programa de Monitoramento e Manejo de Fauna do empreendimento. Nos casos em que o ninho é instalado sobre o solo, como os de Quero-Quero, é feito o isolamento até a eclosão dos ovos, desenvolvimento dos filhotes e abandono do abrigo.

São também realizadas ações de educação ambiental com os trabalhadores que atuam na construção da ETE João Paulo, sobre cuidados com essa fauna nos canteiros e as principais espécies encontradas na região. Tanto as atividades de educação ambiental como as de monitoramento e manejo de fauna foram aprovadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) no plano de gestão ambiental do empreendimento.

Resgate de bromélias e orquídeas
A equipe de biólogos também trabalha na região da ETE João Paulo com o resgate e relocação de bromélias, orquídeas e samambaias. As plantas que formam os chamados “jardins suspensos” na natureza, foram retiradas de árvores que precisaram ser suprimidas para instalação de tubulações e foram transplantadas para locais de mata remanescente. Sua recuperação é acompanhada.

Assim como o monitoramento da fauna, esse trabalho integra o processo de licenciamento ambiental da ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Monte Verde-Saco Grande, que vai atender os bairros João Paulo, Monte Verde, Saco Grande, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui.

Fotos: Projeto Socioambiental SES Monte Verde-Saco Grande / CASAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *