Dia Mundial do Rim: Governo do Estado amplia serviços de Hemodiálise em Santa Catarina

No Dia Mundial do Rim, celebrado neste ano em 14 de março, o Governo de Santa Catarina destaca os novos serviços de hemodiálise implantados no estado.

A iniciativa visa reduzir o tempo de espera por tratamento e oferecer melhor qualidade de vida aos pacientes acometidos pela Doença Renal Crônica (DRC).

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) está investindo na abertura de novas unidades de hemodiálise em diferentes regiões, além de ampliar a capacidade de atendimento nas unidades já existentes.

Na Grande Florianópolis, foram disponibilizadas mais 16 vagas de hemodiálise na Clinirim. Na região da Foz do Rio Itajaí, 47 novas máquinas de hemodiálise foram entregues, ampliando o atendimento da Associação Renal Vida, beneficiando 282 pacientes. O investimento por parte do Estado nesses novos equipamentos foi de R$2,5 milhões.

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, reforça a importância do diagnóstico precoce e o acesso aos tratamentos pela população:

SONORA

Além das ampliações já realizadas, ainda há a previsão de abertura de mais 100 vagas de hemodiálise, 100 diálise peritoneal e nefrologia pediátrica na Fundação Pró-Rim, em Balneário Camboriú, com investimentos de R$2,5 milhões do Governo do Estado.

A intenção com a ampliação dos serviços é possibilitar que os pacientes tenham acesso ao tratamento necessário, sem precisar esperar longos períodos ou viajar para outras cidades.

No Estado, a única região a apresentar fila de espera para realização de hemodiálise é a Grande Florianópolis. Em janeiro, 12 pacientes aguardavam vagas, com tempo de espera de até dois meses. Com a ampliação, a SES espera zerar a fila e reduzir o tempo de espera em todo o estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *