Com auxílio do Estado, família de pescadores recomeça após perder barco e redes em incêndio

O dia 14 de outubro de 2023 terminou mal para o casal Edison da Silva e Méri Machado. Pouco depois das 20h eles receberam várias ligações avisando que suas duas canoas e diversas redes que mantinham na praia da Armação, no município de Penha, ardiam em chamas. 

O casal correu até a praia, mas só teve tempo de lamentar. “Estava tudo em cinzas”, relata Méri. Eles, que durante toda a vida tiraram o sustento na pesca, tinham um questionamento para os dias seguintes: do que vamos viver? 

Foi nesse clima de incerteza que eles receberam a visita da extensionista da Epagri em Penha, Viviana Bittencourt Schmitt da Silva, acompanhada do secretário municipal da pesca e agricultura, Rubens João de Souza Filho. Além de levar apoio moral, eles também tinham uma proposta de solução para a vida profissional de Edison e Méri: acessar uma política pública do Governo do Estado para conseguir o dinheiro necessário para recomeçar.

O casal reuniu a documentação exigida e com apoio da Epagri acessou o Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural (FDR), pelo projeto Pescadores Artesanais em Situações de Perdas de Materiais e Equipamentos. 

A extensionista da Epagri salienta a importância dessa política pública para o retorno gradual do casal as atividades que sustentam a família:

SONORA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *