Polícia Militar realiza treinamento para fortalecer a proteção das escolas, previsto no Plano de Contingência de Segurança Escolar

Uma unidade de ensino do município de Porto União foi palco de um simulado da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) para prevenir ocorrências de terrorismo doméstico com múltiplas vítimas. O treinamento foi realizado na manhã desta quarta, 20, no Núcleo de Educação João Fernando Sobral e teve o objetivo de avaliar as medidas de segurança previstas no Plano de Contingência de Segurança Escolar.

A capacitação foi realizada pela  2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar (BPM), por meio das ações permanentes do programa institucional da Rede de Segurança Escolar. Além do treinamento do policial militar, a técnica consiste em treinar os professores e funcionários para se defenderem de possíveis ações criminosas.

O simulado orientado contou com a participação ativa de todas as partes envolvidas, desde diretores de outras unidades de ensino do município, que foram convidados, até autoridades locais e serviços de emergência. Todas as etapas do simulado foram criteriosamente planejadas, desde a simulação do incidente até a evacuação segura dos alunos e a resposta rápida das equipes de segurança e resgate, garantindo a eficácia do treinamento e a segurança de todos os participantes.

O major Paulo Ricardo Galle, comandante da 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar, diz que a sinergia entre comunidade escolar, forças de segurança pública e demais recursos são essenciais para fortalecer a proteção das escolas e prevenir ataques com múltiplas vítimas.

A realização desse simulado reforça o compromisso da Polícia Militar, por meio da Rede de Segurança Escolar, em garantir a segurança e o bem-estar de seus alunos, professores e funcionários. Com a participação ativa de todos os envolvidos, é possível construir um ambiente escolar mais seguro e preparado para enfrentar qualquer evento indesejado.

Repórter: Marcos Cassettari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *