Maior tanque da ETE Insular recebeu nova etapa de concretagem

ETE insular

Uma nova etapa de concretagem foi realizada na Estação de Tratamento de Esgoto Insular na manhã desta quinta-feira, 21, em Florianópolis. Ao todo, sete caminhões despejaram 52m³ de concreto no chamado Tanque de Aeração 03. Ele será a maior estrutura de depuração da ETE, com 64m de comprimento, 32m de largura e altura de 4,80m. A obra faz parte da ampliação e modernização do Sistema de Esgotamento Sanitário da Região Central da Bacia do Itacorubi.

O tanque de aeração é a unidade da ETE responsável pelo tratamento biológico do efluente que chega à estação por meio da ação de microrganismos que se alimentam da matéria orgânica. A ETE Insular também terá um processo moderno de depuração capaz de remover nutrientes específicos como fósforo e nitrogênio, o chamado tratamento terciário, e desinfecção por sistema de cloro gás.

As obras da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) para a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Região Central e Bacia do Itacorubi têm investimento de R$194 milhões, com recursos já garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *