Centro de referência em tecnologia assistiva impulsiona a Educação Especial em Santa Catarina

A Educação Especial em Santa Catarina é referência nacional pelo atendimento humanizado e inovador.

Um exemplo disso é o Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (CERTA), da Fundação Catarinense de Educação Especial, também chamado de “Espaço Maker”, onde são desenvolvidas formas de reabilitação para a educação do estudante que necessita de assistência. No espaço, são oferecidas diversas atividades em diferentes ambientes.

A coordenadora do local, Ana Carolina Rodrigues Savall, explica como funciona o centro e como é a entrega de um atendimento humanizado:

SONORA

Aproveitando o espaço e aprendendo novas formas de lecionar, a professora da APAE de Apiúna, Vilma Fritz, foi até o espaço para adquirir novos conhecimentos e repassar para os demais professores da sua rede de ensino:

SONORA

A professora Juliana de Almeida Freintas, do Colégio Nossa Senhora de Fátima, que realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE), comenta a qualidade e a qualificação que o curso da FCEE disponibiliza para todos os profissionais:

SONORA

Em 2023, foram repassados mais de R$ 244 milhões para as 244 instituições conveniadas. Os repasses incluem os valores do Modelo de Repasse Direto (MRD), para contratação direta de professores e demais profissionais necessários, havendo a manutenção das atividades técnico-pedagógicas.

Além dos repasses, a FCEE ainda mantém o programa de cedência de professores, que em 2023 chegou a cerca de 2.400 professores, entre efetivos e temporários, cedidos para atuação nas instituições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *