Ações do Governo do Estado para Blumenau e região são apresentadas em painel na Acib

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

O governador Jorginho Mello e secretários de Estado participaram do painel A Nova Economia Catarinense, na Associação Empresarial de Blumenau (Acib), nesta terça-feira, 2, para falar das realizações do Governo do Estado e das ações previstas para a região. O prefeito Mário Hildebrandt e a vice-prefeita Maria Regina Soar também participaram do encontro.

“É a minha décima segunda vez em Blumenau, vim quase uma vez por mês. E vim mais uma vez aqui para conversar com a Associação, para ouvir os empresários que estão sempre atentos, estão sempre resolvendo as situações. Eles não só apontam, eles apontam e ajudam a fazer. Isso é importante porque só apontar é muito fácil, o bom deles é que eles apontam e ajudam a fazer. Blumenau é padrão internacional. Por isso que estou aqui feliz mais uma vez”, afirmou o governador Jorginho Mello.

A presidente da Acib, Christiane Buerger, entregou um documento com as principais demandas do setor e destacou a importância da presença do governo na vida do empresariado com diálogo constante para atender as demandas do setor produtivo. “Nós temos algumas bandeiras que nós defendemos com muita força que é a Infraestrutura e a Segurança Pública e essa proximidade com o Governo do Estado nos traz um alento, um olhar diferente para nossa região. O governador hoje esteve pela cidade visitando vários pontos importantes para nós e isso já faz uma grande diferença”.

Foto: Roberto Zacarias / SECOM

Destaques na região

O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, destacou os números sobre a segurança pública ao empresariado da cidade. Ele fez um balanço das entregas e investimentos já feitos na cidade e anunciou a criação de um Departamento de Investigação Criminal em Blumenau. “Serão seis delegacias especializadas: Homicídios, Roubos, Combate às Drogas, Lavagem de Dinheiro e Organizações Criminosas, Proteção Animal e de Estelionatos. Todas unidas para combater o crime numa das maiores cidades de Santa Catarina”, disse o delegado-geral.

O secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, detalhou a situação das obras do Programa Estrada Boa – e também dos trabalhos de manutenção. Há sete grandes obras rodoviárias em andamento na região da coordenadoria da SIE no Vale do Itajaí, que engloba três Associações de Municípios (Amavi, Amve e Amfri). “Eu vejo de uma forma muito positiva, porque esse é o governo Jorginho Mello e em todas as secretarias do governo ele quer que tenhamos portas abertas, que as pessoas possam enxergar e realmente entender aquilo que o governo quer fazer com Santa Catarina. Temos essa presença muito constante nos municípios”

A questão da atenção a desastres naturais também foi destaque no evento. O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, lembrou que a região é historicamente afetada por fortes chuvas e enchentes e que o governo tem dado atenção especial a esse tema. “A prioridade do governo Jorginho Mello é que a gente tire as tão sonhadas obras do papel dos estudos da Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão ), projetos que envolvem barragens e desassoreamento”, explicou o secretário Fabiano.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, lembrou que Blumenau vem se destacando como um polo de desenvolvimento em pesquisa e inovação e que os representantes do governo estão à disposição para ajudar ainda mais o progresso da região. “O governador se propõe e cobra da equipe que a gente possa conversar e dialogar com o setor produtivo para construção de políticas públicas que possam impactar positivamente no desenvolvimento econômico de Santa Catarina, na criação de um novo ciclo pro nosso estado”, disse Fett.

A Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços teve a missão de mostrar ao empresariado os programas de benefício ao empreendedor como Prodec e ProEmprego. “O nosso objetivo hoje é trazer essas informações de que existem esses programas e o governador Jorginho Mello faz questão que eles sejam usufruidos pelo setor produtivo”, explicou o titular da pasta, Silvio Dreveck.

Também estiveram no evento os secretários de Estado da Educação, Aristides Cimadon, a secretária-geral de Governo, Danieli Porporatti, a secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders, o deputado federal Jorge Goeten, os deputados estaduais Egídio Ferrari e Napoleão Bernardes, o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento da Região Sul (BRDE), João Paulo Kleinübing, a presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Ceretta, a reitora da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), Márcia Sardá Espíndola e a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina, Claudia Prudêncio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *