Prefeitura inicia construção do complexo viário para interligar Avenidas Fernando Stecca e Independência – Agência de Notícias



4 de abril de 2024

11:59

Por: Eduardo Santinon ([email protected])

A Prefeitura de Sorocaba deu início, nesta quinta-feira (4), às obras de construção de um complexo viário para interligação das Avenidas Fernando Stecca e Independência, na Zona Leste da cidade. A intervenção faz parte do conjunto de ações do programa “Sorocaba Tem Pressa”, uma iniciativa criada em 2021 pela atual Administração Municipal, com o objetivo de conferir agilidade às obras de mobilidade em andamento e iniciar novos empreendimentos nessa área.

Prevista no Plano Diretor como Via Arterial – Padrão I e corredor de transporte coletivo, a Avenida Fernando Stecca, implantada com duas pistas de rolamento, separadas por canteiro central, é uma das principais vias de acesso à Zona Industrial. Ao longo da avenida, existem comércios, indústrias, condomínios e posto de abastecimento de combustíveis.

A construção do viaduto é necessária, pois possibilita a interconexão com a Rodovia Dr. José Ermírio de Moraes, a Castelinho (SP-75), considerada uma das principais de acesso ao município. Será executada com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), em prazo de 12 meses, com gerenciamento da equipe do Centro de Aceleração, Desenvolvimento e Inovação (CADI), ligado à Secretaria de Administração (Sead).

A obra caracteriza-se pela implantação de um viaduto que sobrepõe o ramo de ligação entre a Avenida Independência e a SP-75, sentido Avenida Dom Aguirre. A travessia aérea contará com aproximadamente 23 metros de extensão, com duas faixas de rolamento e calçamento para pedestres. O prolongamento entre a nova travessia e a Avenida Independência, na altura do viaduto que cruza a Castelinho, no bairro Iporanga/Alto da Boa Vista, será realizado pelo sistema de “Aterro Armado”.

Com essa nova solução, o trecho passará a contar com um sistema binário, com entrada na Avenida Fernando Stecca, pela Avenida Independência. A saída a partir da Av. Fernando Stecca, rumo à Avenida Independência, será direta, pelo novo dispositivo. O investimento é de R$ 11.820.508,90, com obra executada pela Construtora Etama Ltda., vencedora de licitação.

Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), com a implantação desse novo complexo viário é esperada significativa agilidade no trânsito local, principalmente nos horários de pico, em que se observa o estrangulamento de pistas da Av. Fernando Stecca, gerando engarrafamento até a passagem pela Avenida Independência. No momento, não haverá desvios ou interferências no trânsito local devido às obras.

Sorocaba tem Pressa
Os investimentos no “Sorocaba Tem Pressa” são realizados por meio de financiamentos previamente aprovados pela Câmara Municipal junto à Corporação Andina de Fomento (CAF), ao Fonplata – Banco de Desenvolvimento e ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), que podem chegar a US$ 126 milhões, além de parcerias com a inciativa privada e emendas parlamentares ou com recursos próprios da Administração Municipal.

No total, o programa abrange mais de 35 iniciativas, atendendo a todas as regiões da cidade, das quais mais de 10 já foram concluídas e outras estão em andamento avançado, como, por exemplo, a duplicação e pavimentação das Avenidas Três de Março e Pereira da Fonseca, a interligação viária entre os Jardins Paulista e São Guilherme, além e obras de requalificação asfáltica em todas as regiões da cidade.

Fotos: Michelle Alves – Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *