Agência Minas Gerais | Governo de Minas instala fossas sépticas em zona rural de Ladainha

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), está realizando projeto de saneamento rural no município de Ladainha, no Vale do Mucuri, que vai beneficiar a população da comunidade de Rio Manso e o meio ambiente. 

A equipe da Semad realizou vistoria no local para acompanhar o projeto. Por meio da instalação de fossas sépticas biodigestoras, a comunidade passará a contar com a coleta e a destinação ambientalmente adequada do esgoto sanitário.

 Investimento 

Com aporte de cerca de R$300 mil reais, as obras irão atender 180 famílias em diversas comunidades além de Rio Manso, atingindo, aproximadamente, 720 habitantes. O projeto foi viabilizado por meio de convênio assinado com a Semad, com recursos de emenda parlamentar e contrapartida do município.

Tecnologia

A fossa biodigestora por bombonas funciona a partir da decomposição anaeróbia da matéria orgânica, ou seja, na ausência de oxigênio. Nesse sentido, a parte líquida do esgoto é tratada e estabilizada, podendo ser lançada ao solo sem riscos de contaminação, já a parte sólida presente no esgoto é transformada em material estabilizado que pode ser utilizado como adubo para o solo e plantas.

A tecnologia implementada vai melhorar as condições ambientais do local, uma vez que garantirá a disposição do efluente no solo, demonstrando uma alternativa viável para o tratamento do esgoto doméstico da família, tanto qualitativamente quanto economicamente.

A diretora de Abastecimento de Água e Esgotamento da Semad, Isabela Meline, destaca a importância da obra. “O saneamento básico apresenta impactos não só no campo como também nas cidades, já que as fontes de água e os mananciais, em sua maioria, estão localizados na zona rural”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *