Chuvas em SC: estado tem 33 municípios atingidos e previsão indica instabilidade para o Sul catarinense

Foto: Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Concórdia

De acordo com o último relatório emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina, na tarde desta sexta-feira, 3, são quatro os municípios que decretaram situação de emergência em função das fortes chuvas. Além de Araranguá, Praia Grande e São João do Sul, Ipira – onde uma morte foi registrada – também decretou situação de emergência. Pelo menos 193 pessoas estão desalojadas, 46 desabrigadas e há registro de uma pessoa ferida, em Caçador. 

Até o momento 33 municípios foram atingidos pelas chuvas que chegaram em Santa Catarina com um grande volume na última quinta-feira, 2 de maio. Não foram solicitados itens de assistência humanitária. 

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atenderam, desde quarta-feira, 1, a 114 chamados, em 55 municípios com emprego de 248 bombeiros e 82 viaturas. A maior parte desses chamados estão concentrados na região do 11º Batalhão de Bombeiros Militar (11ºBBM) com sede em Joaçaba, no Oeste de Santa Catarina.

Três equipes de Forças-Tarefas (FT) já foram ativadas e seguem atuando, são elas a FT-11 de Joaçaba, FT-12 de São Miguel do Oeste e a FT-14 de Xanxerê. Todas as demais equipes de FT do Estado estão de sobreaviso para o caso da necessidade de aumento na resposta à população. 

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil ressalta que equipes do Governo do Estado de Santa Catarina seguem trabalhando de maneira integrada para prestar a assistência necessária à população atingida. O Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), está operando em nível amarelo de risco baixo, monitoramento intensificado, acompanhando o cenário meteorológico e atendimentos.

Além disso, equipes de Santa Catarina estão auxiliando no resgate de pessoas atingidas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. Os bombeiros militares resgataram até o momento 516 pessoas.

Temporais e chuva persistente e volumosa no Sul de SC

Entre este sábado, 4, e a manhã de domingo, 5, instabilidades atmosféricas se concentram sobre a região Norte do Rio Grande do Sul, próximo às áreas de divisa com Santa Catarina, podendo trazer chuvas persistentes, volumosas e temporais isolados.

Entre o sul do Planalto Sul e Litoral Sul, as chuvas continuam ao longo deste período, com intensidade fraca a moderada. Nas próximas 24 horas os volumes de chuva previstos podem variar entre 40 mm e 70 mm.

Em todas as áreas de divisa com o estado gaúcho, há condições para o desenvolvimento de temporais isolados, com raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo. Diante desse cenário, recomenda-se que os moradores estejam atentos aos avisos e alertas meteorológicos emitidos pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil e sigam as orientações dos órgãos oficiais do Governo de Santa Catarina. 

Recomendações para a população

  • Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
  • Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
  • Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
  • Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
  • Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
  • Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
  • Fique atento a inclinação de postes e árvores;
  • Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
  • Fique atento a rachaduras em muros e paredes.

Avisos e Alertas da SDC

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.

Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br

Informações adicionais para a imprensa:

ASCOM | SDC
Texto: Grasiele Aguiar / Thuana Raimondi
ASCOM – Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina
Fone: (48) 3664 – 7000
E-mail: [email protected] / [email protected]
www.defesacivil.sc.gov.br
Instagram: @defesacivilsc
Facebook: /defesacivilsc
TikTok: defesacivilsc
Youtube: defesacivilsc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *