Agência Minas Gerais | Inclusão e direitos de pessoas com deficiência são discutidos em fórum realizado pela Sedese

A segunda-feira (6/5) foi marcada pelo Fórum Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Minas Gerais.

O encontro virtual, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), debateu a inclusão e garantia de direitos das pessoas com deficiência.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, afirmou que as políticas públicas ali discutidas “não só vão ser levadas à Conferência Nacional, mas também vão ser incorporadas nas ações do estado”.

O tema do fórum foi “Um Brasil com mais inclusão”. Para Elizabeth Jucá, só o diálogo construtivo e plural pode superar esse desafio.

“Um Brasil com mais inclusão perpassa por todas as áreas: pela saúde, pela educação, pelo esporte, pelos direitos humanos e pela infraestrutura. Nós temos que ter momentos como esse, de inclusão e de equidade”, afirma.

Ao longo das mais de 11 horas de evento, foram discutidas estratégias para o controle social das pessoas com deficiência, garantia de acesso às políticas públicas, financiamento dessas políticas, acessibilidade e desafios de comunicação universal.

Além de analisarem propostas da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada em 2021, as pessoas presentes também elegeram delegados de Minas para a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que acontece em Brasília entre 14 e 17/7.

Jimi Paradesporto

Durante a reunião, a secretária Elizabeth Jucá citou, entre outras políticas públicas inclusivas para pessoas com deficiência promovidas pela Sedese, os Jogos do Interior de Minas Paradesporto (JimiP).

A competição estimula a prática de esportes, promove o desenvolvimento do paradesporto no estado e espalha conhecimento sobre a prática esportiva para pessoas com deficiência.

As inscrições para municípios aderirem ao programa ficam abertas até 22/5, e podem ser feitas no site oficial. O evento está previsto para acontecer em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, entre 31/10 e 3/11.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *