Secretaria de Segurança Urbana intensifica rondas no Centro de Sorocaba neste fim de semana de Dia das Mães – Agência de Notícias



10 de maio de 2024

16:59

Por: Eduardo Santinon ([email protected])

 

Foto: GCM

 

A Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) intensifica, a partir na noite desta sexta-feira (10), as ações de patrulhamento preventivo na região central da cidade. Elas prosseguem dessa forma ao longo de todo o fim de semana (11 e 12), sobretudo, em virtude da expetativa de aumento do fluxo de pessoas que vão às compras, devido ao Dia das Mães, data que é comemorada no domingo (12).

As equipes atuam setorizadas, em viaturas, motocicletas e a pé, diariamente, inclusive com permanências no local, em praças e ruas do entorno. A iniciativa tem o objetivo de garantir a segurança da população, bem-estar aos munícipes e lojistas, assim como proteger os próprios municipais. Ao mesmo tempo em que os GCMs ainda prestam apoio aos serviços públicos oferecidos no Centro da cidade e coíbem quaisquer eventuais irregularidades.

Os patrulhamentos são diários e constantes, estendidos também às regiões no entorno da Rodoviária e dos cemitérios públicos da cidade. Ainda, a atual Administração Municipal conta com o Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI), cujas câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade são operadas de forma conjunta com a Sesu, a Secretaria de Mobilidade (Semob) e a Urbes – Trânsito e Transportes.

As câmeras de vigilância permitem o acesso às imagens em tempo real, o que contribui para o aumento da segurança. As vantagens desse sistema são: auxílio na gestão da segurança pública em apoio a investigações; identificação de possíveis suspeitos de cometerem crimes, assim como de veículos clonados e placas adulteradas; análise de comportamento dos usuários da malha viária; aumento da segurança; processamento de dados de forma mais ágil; apresentação de relatórios mais precisos; envios de alerta em tempo real, potencializando a agilidade; otimização na comunicação entre as diferentes forças policiais; interligação de dados entre cidades e a potencialização do resultado das ações preventivas.

Conforme levantamento da GCM, de janeiro a dezembro de 2023, a Corporação realizou mais de 5.600 ações na região central, incluindo rondas, averiguações e atendimentos a ocorrências, entre outras solicitações. No ano de 2022 todo, foram 7.300 iniciativas desse tipo, somente na área central da cidade.

As viaturas da GCM também prestam apoio às equipes do programa “HumanizAção”, cujo trabalho de abordagem social e acolhimento às pessoas em situação de rua prossegue de maneira ininterrupta igualmente no Centro e demais regiões do município. Trata-se de um serviço social de abordagens às pessoas em situação de rua no município, oferecendo todo acolhimento e serviços sociais a essas pessoas, como pernoite, alimentação completa, roupas limpas e, se necessário, cuidados em saúde. O contato da população pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636 (24h por dia) ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

Da mesma forma, a Sesu, por meio da GCM, e as demais autoridades policiais do município contam, sempre, com o apoio da população, para que as acione em caso de emergência, pelos telefones 153 (GCM), 190 (PM), 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *