Com recital de piano, MASC estreia a série MASCquianas Musicais

Os ingressos podem ser retirados até o dia do recital no MASC ou na Secretaria do Departamento de Música do Ceart/Udesc. Foto: Divulgação MASC

Na próxima terça-feira, dia 14, às 19h30, o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) oferece o primeiro Recital Didático da série MASCquianas Musicais, realizado em parceria com o Programa Pianíssimo, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). As jovens pianistas Maicy Coelho e Leticia Brisola presentearão o público com peças de Bach, Beethoven, Brahms e Villa-Lobos. O evento tem entrada gratuita e é aberto ao público. 

Este recital é uma “exposição musical guiada” do repertório a ser apresentado para o Concurso Nacional de Piano Profª Edna Bassetti Habith, preparado sob a supervisão do professor Luís Cláudio Barros, da Udesc, onde ambas cursam o Bacharelado em Piano.

Os ingressos podem ser retirados até o dia do recital no MASC ou na Secretaria do Departamento de Música do Ceart/Udesc.
 
SOBRE O RECITAL

As pianistas farão demonstrações de alguns dos trechos mais desafiadores tecnicamente e ilustrarão os caminhos trilhados para vencerem os obstáculos; pois, quando o público entende o que está sendo executado, há um refinamento na percepção da obra. Esse é um dos aspectos inovadores da Série MASCquianas.

“Assim como são apresentadas obras de arte em exposições de Artes Visuais no MASC, este recital é uma exibição de obras de arte do campo da Música, em que as pianistas guiarão o público através de sons, movimentos e falas que explicam os compositores, suas obras e complexidades”, explica a administradora do MASC Ana Paula Weschenfelder, que também é pianista.
 
SOBRE A SÉRIE MASCQUIANAS MUSICAIS

É um novo projeto do MASC que visa aproximar o público que aprecia Museu e Música. Trata-se de uma “exposição musical guiada” e uma experiência inovadora em que a audiência, mesmo que leiga, é convidada a entender as complexidades de alguns trechos musicais que são explicados pelos artistas. Além disso, o evento oferece a oportunidade de apreciar um repertório interpretado com excelência e aprender sobre os instrumentos, compositores e obras de arte.

 
SOBRE AS ARTISTAS

Maicy Coelho: Atualmente com 18 anos, Maicy nasceu em Alvorada (RS). Iniciou seus estudos do piano no projeto sociocultural Arte nas Escolas, em 2016, quando tinha apenas 11 anos. Durante esse período teve aulas de piano com o professor Julian Tainã Guimarães. Em 2018, participou do XVI Concurso Nacional de Piano Cora Pavan Caparelli, na categoria 12 a 13 anos, onde ficou em primeiro lugar. Em 2021, participou do Concurso Nacional de Piano Souza Lima, onde ficou em terceiro lugar. No total são 5 premiações em concursos, além da participação em Masterclass com grandes nomes como Eudóxia de Barros,  Arthur Simões e Cristian Budu.

Letícia Brisola: É natural de Foz do Iguaçu (PR) e foi inserida no mundo musical graças à sua mãe, que também é pianista e musicoterapeuta. Sua musicalização começou quando era bebê e consequentemente, o contato com o piano também. Aos oito anos já tocava sonatinas de Beethoven e Clementi, e se apresentava em recitais de sua cidade. Durante a adolescência, foi aluna da renomada professora brasileira Janne Gonçalves e, atualmente, estuda sob orientação do professor Luis Cláudio Barros, considerado por Nelson Freire como um “músico de invulgar talento”. Hoje, com 19 anos, já participou de vários masterclasses com grandes nomes do piano brasileiro, como Eudóxia de Barros, Maurice Martin e Cesar Brischner.

 
PROGRAMA:
J. S. Bach – Sinfonia em Dó menor N.2 BWV 788

L. V. Beethoven – 1° Movimento da Sonata op. 31 N. 3 em Mi bemol Maior (A Caça)

J. Brahms – Rapsódia em Sol menor op. 79 N.2

J. S. Bach – Prelúdio N. 24 em Si menor Vol. 2 BWV 893

L. V. Beethoven – 1° Movimento da Sonata op. 7 N. 4 em Mib Maior (Grande Sonata)

H. Villa-Lobos – A Branquinha (da Coletânea A Prole do Bebê N.1)

Serviço
O quê:
Recital de Piano da Série Masquianas Musicais – com Maicy Coelho e Letícia Brisola;
Quando: 14 de maio de 2024, terça-feira, às 19h30;
Onde: MASC, Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis – SC;
Quanto: Evento gratuito e aberto ao público.
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados, até o dia do recital, no MASC ou na Secretaria do Departamento de Música do Ceart/Udesc.

Mais informações: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *