Como destinar parte do Imposto de Renda para o Fundo da Infância e Adolescência e o Fundo Estadual do Idoso

Foto: Ricardo Trida / SECOM

Quem ainda precisa fazer a declaração do Imposto de Renda saiba que pode doar parte do tributo para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e ao Fundo Estadual do Idoso (FEI) de Santa Catarina até o dia 31 de maio. As doações serão destinadas a projetos de defesa dos direitos de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social no estado.

No caso de pessoas físicas, a doação é diretamente na declaração, permite que até 6% do imposto seja encaminhado para os fundos especiais. O contribuinte ainda pode fazer a divisão desses 6%, por exemplo, destinar 3% ao FEI e 3% ao FIA. Já para pessoas jurídicas o limite da doação é de 2% do lucro real, sendo 1% para o FIA e 1% para o FEI.

:: Acompanhe o passo a passo para realizar a doação para o FIA e para o FEI

1 – Comece acessando o site do Governo Federal na área da Receita Federal e clique em fazer a minha declaração para começar o processo para realizar a sua declaração de Imposto de Renda.

2 – Após clicar para realizar a sua declaração, escolha se deseja faze online, pelo site do governo federal, ou baixar o aplicativo da Receita Federal.

3 – Escolhendo a forma que irá prosseguir, irá mostrar a lista de todos os Impostos de Renda que você já realizou ou pendentes, clique no IPRF 2024 e prossiga inserindo as suas informações.

4 – Inserindo todos os seus dados e finalizando o Imposto de Renda, você deve acessar a aba “Crianças e adolescentes” ou “idosos”, clicar em “novo”, selecionar o fundo “estadual” e escolher Santa Catarina.

Após seguir todos esses passos, o programa emitirá uma DARF para cada doação, de acordo com o valor doado. Você deve pagar cada uma dentro do prazo de entrega da declaração do IR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *