Primeiro trem da Linha 17-Ouro embarca na China com destino ao Brasil





Com previsão de chegada em julho, composição é a primeira de um lote de 14 unidades que atendarão a nova linha do Metrô de São Paulo



O primeiro trem da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo embarca nesta quarta-feira (15) no porto de Zhangjiagang, região de Shanghai na China, com destino ao Brasil. Projetada especialmente para a nova linha, a nova composição deverá chegar ao porto de Santos, em São Paulo, no mês de junho a bordo do navio cargueiro Kong Que Song.

Após a realização dos procedimentos de liberação aduaneira, o novo trem será levado ao Pátio Água Espraiada, onde será montado e submetido aos testes e protocolos de segurança. Com capacidade total para 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e áreas para deficiente, a composição conta com cinco carros equipados com sistema de ar-condicionado, iluminação LED, câmeras de vigilância, sistema de detecção e combate a incêndio, sistema de comunicação audiovisual aos passageiros, com mapa de linha dinâmico e intercomunicador para contato ao Centro de Controle Operacional (CCO). Além disso, os carros dispõem de um sistema de bateria que garante autonomia de tração entre as estações.

O novo trem faz parte de um lote de 14 unidades encomendadas pelo Metrô de São Paulo junto à BYD. O cronograma estabelecido define a chegada do segundo trem ainda este ano e os demais sendo entregues no Brasil gradativamente em 2025.

A meta da companhia é concluir a obra bruta da linha 17-Ouro até o final de 2025, permitindo o avanço da instalação de sistemas para a abertura da linha em 2026, que vai ligar o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos e beneficiar a 100 mil pessoas diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *