Nesta semana, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) obteve a aprovação de dois novos cursos de doutorado profissional pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). As pós-graduações são na área de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, que será ofertada pela Udesc Oeste, em Chapecó, e de Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, disponibilizada pela Udesc Joinville.
As aprovações são resultado da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN 2023) realizada pela Capes, que considera critérios como a adequação da proposta ao contexto, a importância socioeconômica da formação, além da comprovação de competência e qualificação acadêmica, didática e científica da universidade. A análise observa ainda a infraestrutura de Ensino e Pesquisa, o quadro de professores, o acesso a equipamentos de informática, entre outros aspectos.
Na atual edição da APCN, a Udesc encaminhou 11 propostas de novas pós-graduações à Capes, todas aprovadas previamente pelos conselhos internos da universidade, sendo sete doutorados e quatro mestrados. Os outros projetos seguem em análise ou em diligência pelo órgão federal.
Após a avaliação da Capes, os cursos ainda precisam ser autorizados e reconhecidos pela Câmara de Educação Superior (CES), do Conselho Nacional de Educação (CNE), para então iniciarem as atividades. Com as novas pós-graduações, a universidade passará a contar com 25 doutorados em sete centros de ensino, tanto na modalidade profissional como na modalidade acadêmica.
Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Udesc, Sérgio Henrique Pezzin, a validação da Capes representa um avanço para a universidade, que expande as ofertas de formação avançada em áreas estratégicas para o desenvolvimento regional e nacional. “A aprovação é fruto do planejamento dos programas, realizado com dedicação dos pesquisadores altamente qualificados, corpo técnico e estudantes. Este esforço conjunto visa manter e aprimorar a qualidade do ensino e formação, buscando a excelência acadêmica e científica da pós-graduação na Udesc”, salienta o pró-reitor.
Na Udesc Oeste, o programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGEnf) já disponibiliza o mestrado na área desde 2017. Conforme a coordenadora do PPGEnf, Edlamar Kátia Adamy, o curso será voltado para enfermeiros que atuam em diferentes serviços de saúde. “O objetivo é formar doutores para atuação profissional qualificada, autônoma, transformadora e empreendedora”, pontua.
Em Joinville, o curso será o sexto doutorado oferecido pelo centro, complementando o mestrado já ofertado pelo programa de pós-graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias. Para o diretor-geral da Udesc Joinville, Antonio Heronaldo de Sousa, o doutorado representa o reconhecimento do trabalho conjunto da reitoria, direção e departamentos no desenvolvimento de produtos educacionais e formação de professores. “A aprovação gerou um entusiasmo muito grande nos agentes educacionais locais e regionais, pois já foram formados pelo programa mais de 140 mestres. Tenho certeza de que o novo curso terá um futuro brilhante”, finaliza o diretor.
Mais informações podem ser obtidas com os programas de pós-graduação em Enfermagem e Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pelos e-mails [email protected] e [email protected]
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: [email protected]
Telefone: (48) 3664-7934