Projeto Envelhecer nos Territórios acolhe agentes de Direitos Humanos
Na última terça-feira (6), foi realizado o acolhimento dos alunos do curso de Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa pela equipe executora do Programa Envelhecer nos Territórios, na cidade de Santos.
As formadoras Michelli Analy de Lima Rosa e Luana Alexandre Duarte, a supervisora, Maria Jeanna Sousa dos Santos Oliveira, e o coordenador do projeto, André Viana Antunes Amaral, apresentaram os objetivos do curso, o dimensionamento das atividades e tiraram dúvidas dos agentes em formação. As aulas serão ministradas no Parque Tecnológico com a parceria do município de Santos.
A diretora-adjunta de Extensão do Campus Cubatão do IFSP, Gisela de Barros Alves Moura, apresentou aos alunos o campus e as mais diversas oportunidades de uma educação gratuita e de qualidade.
De acordo com Mariana Bertolotti, diretora de Equidade e Ações Comunitárias da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, essa é uma oportunidade para o início das ações extensionistas no território santista que, em breve, contará com um campus do IFSP. “O Programa Envelhecer nos Territórios visa ao diálogo com a comunidade e à construção do mapeamento das condições da pessoa idosa em Santos. Essa é a realidade que buscamos: um envelhecimento saudável e digno para todos. Para isso, é preciso entender como o território está desenhado e qual o momento em que a comunidade se encontra”.
Envelhecer nos Territórios
O Programa Envelhecer nos Territórios é uma iniciativa da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O Programa pretende resgatar a importância do local onde vivem as pessoas idosas e suas referências de vida, a partir da criação de condições de suporte à vida dessas pessoas no que se refere à garantia dos direitos humanos, em especial à proteção social e cidadania.