Cosud: governadores do Sul e Sudeste assinam carta de Pedra Azul com avanços para a próxima reunião em SC

Os governadores dos sete estados que compõem o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) assinaram, neste sábado, 10, a Carta de Pedra Azul, documento que aponta intenções comuns entre os estados e resume os assuntos discutidos durante a 11ª edição do Cosud, realizada em Pedra Azul, na região serrana do Espírito Santo.

Os principais temas abordados foram: meio ambiente e adaptação às mudanças climáticas, renegociação das dívidas dos estados, a regulamentação da reforma tributária e a segurança pública, um dos temas comentados pelo governador Jorginho Mello:

SONORA

Neste sábado, 10, no encerramento do evento, estiveram presentes os governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande, anfitrião do encontro; de Minas Gerais, Romeu Zema; do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Os governadores de São Paulo, Tarcisio de Freitas; do Paraná, Ratinho Júnior; e de Santa Catarina, Jorginho Mello, foram representados na solenidade.

No âmbito das políticas públicas relacionadas ao meio ambiente, os estados do Cosud assumiram o compromisso de elaborar um Programa de Mudanças Climáticas com os respectivos Plano de Descarbonização e Plano de Adaptação, como estratégia fundamental para orientar as ações de governo e a formulação das políticas públicas. além de apoiar seus municípios na elaboração dos planos municipais.

O secretário de Estado do Planejamento de Santa Catarina, Edgard Usuy, que representou o governador Jorginho, falou dos esforços dos sete estados que são a força motora do país:

SONORA