Recuperada de grave lesão, Juana Calder é vice-campeã do Floripa Open de Jiu-Jítsu

O último fim de semana marcou um retorno especial para o esporte catarinense. A atleta de jiu-jítsu, Juana Calder, que nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) – em novembro de 2022, em Rio do Sul -, sofreu uma grave lesão na coluna, retornou às competições após um longo período afastada de eventos oficiais.

Na época da lesão, Juana correu o risco de até mesmo não poder voltar a andar, porém a perseverança foi a grande marca de sua recuperação que está perto de completar dois anos.

O tempo passou e a atleta iniciou um período de fisioterapia em Florianópolis e mesmo com algumas dificuldades de locomoção, não deixava o jiu-jítsu de lado, procurando sempre estar praticando a modalidade em treinamentos, até se tornar professora de turmas femininas da academia ao qual pertence.

“Foi uma longa recuperação mas graças ao apoio da galera do jiu-jítsu e da galera de fora do jiu-jítsu eu consegui retornar e agora voltei às competições que era meu grande sonho. Se hoje eu estou de pé, é graças ao apoio que recebi de muitas pessoas que sempre me ajudaram e principalmente para que eu me recuperasse como pessoa e também como atleta”, celebrou, emocionada, Juana.

Retorno

O retorno de Juana Calder às competições oficiais de jiu-jítsu ocorreu no último fim de semana quando a atleta se consagrou vice-campeã do Floripa Open, que foi realizado na Arena Multiuso, no município de São José, e, de quebra, a atleta ainda conquistou o vice-campeonato em sua categoria.

A emoção tomou conta da Arena Multiuso e todos que participavam ou assistiam a competição fizeram questão de dar um caloroso abraço na atleta que tem a perseverança como a principal marca de sua carreira.

Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc)

Juana Calder é um nome especial para o esporte de Santa Catarina e a sua história se tornou uma marca de inspiração para muitos atletas que na caminhada do esporte enfrentam uma série de dificuldades para que consigam manter a carreira.

Na abertura da Olimpíada Estudantil Catarinense de 2023 (Olesc), em Florianópolis, a atleta foi a grande atração e a responsável por acender a tocha olímpica que deu início oficial às competições naquela oportunidade.