Saúde intensifica ações para o enfrentamento das arboviroses nos municípios catarinenses

O Governo de Santa Catarina está intensificando as ações para o enfrentamento das arboviroses na temporada 2024/2025, principalmente da dengue.

Serão realizados seis eventos virtuais regionais voltados para os municípios prioritários, que representam mais de 90% dos casos de dengue deste ano.

A primeira reunião foi nesta segunda-feira, 23, com os oito municípios da Grande Florianópolis que representam 97,5% dos casos de dengue da região.

Neste ano, até o momento foram confirmados 52.793 focos do mosquito Aedes aegypti em 254 municípios, com 172 municípios sendo considerados infestados.

A principal discussão do evento foi reduzir a magnitude, a gravidade e os óbitos da doença, com a implantação de novas estratégias, mobilizações, análise de dados, classificação de risco, plano de contingência e fluxo de atendimentos.

As próximas reuniões serão realizadas ainda neste mês e em outubro nas regiões de Grande Oeste, Nordeste, Sul, Vale do Itajaí e Foz do Itajaí.

Para o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, o foco é dar mais atenção para os municípios maiores, porque são localidades onde se concentra o maior número de casos, devido ao tamanho da população e evoluir nas formas de prevenção e atendimento aos cidadãos:

SONORA