Gabinete de Transição anuncia equipe econômica para a próxima gestão da Prefeitura do Rio – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Gabinete de Transição anuncia os nomes da equipe econômica para a gestão 2025/2028 – Marcelo Piu/ Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o vice-prefeito eleito Eduardo Cavaliere apresentaram, nesta quinta-feira (12/12), os nomes dos gestores das áreas econômicas para a próxima gestão da Prefeitura. Maria Silvia Bastos Marques comandará a nova Secretaria de Grandes Projetos, Osmar Lima foi o escolhido para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a presidência da Invest.Rio será ocupada por Sidney Levy.

– Estamos olhando e trabalhando para o Rio retomar seu caminho de crescimento e desenvolvimento. Para a cidade voltar a ocupar o lugar que ela merece ter. Este é um dream team do choque de capitalismo necessário para o Rio. Somos a segunda economia do país. Temos uma atividade econômica muito forte, temos a Petrobras, a Vale, um setor financeiro forte e queremos que isso seja a lógica e a tônica do Rio nos próximos quatro anos. Apresentamos aqui um time escolhido a dedo, com muito critério. Para as pessoas e os investidores voltarem a acreditar na cidade. Esse time vai trabalhar junto na construção de um choque de capitalismo, buscando a atuação dos atores privados – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

A Secretaria de Grandes Projetos terá por função dialogar com os entes federativos envolvidos nos projetos estratégicos da cidade, além de acompanhar todas as principais ações infraestruturais em execução. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico passará a ter em seu organograma a Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar) e a missão de comandar diversas importantes iniciativas para a cidade, como a requalificação da região do Sambódromo, com a demolição do Viaduto 31 de Março. Enquanto a Invest.Rio vai ser a agência de promoção e atração de investimentos do município. Ela trabalhará conectando empresas, investidores e iniciativas ao ecossistema econômico, melhorando a imagem do Rio.

– Anunciamos aqui aos atores econômicos, ao mercado, que a hora da virada chegou. O Rio traz segurança e confiança. Temos um time de muita qualidade e competência que vai trazer muitas alegrias, empresas e empregos – ressaltou Paes.

Nova pasta da próxima gestão, a Secretaria de Grandes Projetos será comandada por Maria Silvia Bastos Marques. Ela é graduada em Administração Pública e mestre e doutora em Economia pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ). Foi professora do departamento de economia da PUC-Rio e pesquisadora do Instituto Brasileiro de Economia da FGV/RJ. Presidiu a Empresa Olímpica Municipal do Rio de Janeiro, foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), secretária municipal de Fazenda do Rio e presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e do Grupo Icatu Seguros. Integrou os conselhos de Administração da Petrobras, Companhia Vale do Rio Doce, Anglo American PLC, Embratel, Souza Cruz, Pão de Açúcar, Arcelor, Light e Globex.

– O que me traz de volta é a crença e a confiança que tenho nessa gestão. Estou muito feliz de estar de volta. Agora é a hora da virada, trazer os empreendedores, o Rio construiu uma credibilidade incrível – destacou Maria Silvia.

Escolhido para comandar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima é funcionário do BNDES há 10 anos, onde ocupava o cargo de chefe do Departamento de Projetos Municipais da Área de Desestatização e Estruturação de Projetos, sendo responsável por todas as operações de âmbito municipal, incluindo o Programa de Estruturação de PPPs de Iluminação Pública do banco. Também já atuou como analista de crédito na Área Industrial e gerente de investimentos em private equity na Área de Mercado de Capitais.

– Quero agradecer a oportunidade de trabalhar nesse dream team. Esperança de colocar a cidade onde ela merece. Vamos trazer um pipeline de projetos estruturantes e dar confiança para os investidores – declarou Osmar.

Sidney Levy, novo presidente da Invest.Rio, é formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez mestrado em Engenharia pela Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe-RJ) e concluiu a especialização em Administração pelo Institute of Management Development (IMD), em Lausanne, na Suíça. Foi presidente da Valid S.A. de 1994 a 2011, quando passou a ocupar o cargo de presidente do Conselho de Administração. Entre 2013 e 2016, atuou como CEO do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

– Não existe uma cidade desenvolvida sem os empreendedores. Queremos ser o lugar mais business friendly do Brasil. Vamos trabalhar para fazer deste o melhor mandato de todos – disse Sidney Levy.

 

O Gabinete de Transição

A apresentação dos novos servidores foi realizada no Gabinete de Transição do novo governo municipal, que começou no dia 2 de dezembro e irá até o fim do mês, na Faculdade da Matemática, IMPA Tech, na Zona Portuária. O gabinete tem como um dos objetivos principais iniciar o debate de ideias e metas que poderão fazer parte do Planejamento Estratégico 2025/2028.

O Planejamento Estratégico do novo governo terá como um de seus pilares a eficiência da gestão do município e é composto por cinco eixos temáticos: Equilíbrio Fiscal, Boa Gestão e Governança; Civilidade e Segurança; Futuro, Economia e Felicidade; Longevidade, Equidade e Humanidades; Infraestrutura, Prevenção a Desastres e Resiliência.

A coordenação do Gabinete de Transição é feita pelo vice-prefeito eleito Eduardo Cavaliere. Para estimular o debate de iniciativas, oficinas sobre os eixos temáticos do novo governo têm sido realizadas sob a coordenação da presidente da Fundação João Goulart, Rafaela Bastos, e da subsecretária de Planejamento e Acompanhamento de Resultados, Fernanda Mofati.

Nesta quinta-feira, a realização das oficinas de ideias prosseguiu com os debates de duas sessões de planejamento sobre o eixo temático Longevidade, Equidade e Humanidades. Participaram agentes municipais e especialistas para discutir bases de propostas para o Plano Estratégico 2025/2028.

Marcações: Cidade desenvlolvimento econômico equipe econômica gestão municipal grandes projetos