Prefeitura anuncia construção de túnel viário na região do Alto da Boa Vista – Agência de Notícias

Fotos: CADI

Dispositivo vai interligar as avenidas Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes e Três de Março, para dar mais agilidade ao fluxo de veículos no entroncamento dessas vias

 

A Prefeitura de Sorocaba anunciou a construção de um túnel viário na região do Alto da Boa Vista, Zona Leste da cidade, mais especificamente no entroncamento entre as avenidas Três de Março e Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes. A iniciativa está em fase de projeto, com previsão de licitação em 2025 e começo das obras em 2026.

O objetivo é dar mais agilidade ao fluxo de veículos, sobretudo nos horários de pico de movimento. O empreendimento, que será executado com recursos já aprovados de financiamento pelo New Development Bank (NDB), integra o programa “Sorocaba Tem Pressa”, criado em 2021 pela atual Administração Municipal, com o objetivo de conferir agilidade às obras de mobilidade em andamento e iniciar novos empreendimentos nessa área.

“O nome já está escolhido: será o túnel Ayrton Senna. A equipe de Engenharia de Trânsito da Secretaria de Mobilidade (Semob) e do Centro de Aceleração, Desenvolvimento e Inovação (Cadi) estão atentas e focadas na questão do desenvolvimento e do surgimento de novos empreendimentos na cidade, inclusive no Alto da Boa Vista. Esse túnel vai assegurar capacidade de resposta ao tráfego, com uma das soluções para mitigar o aumento da demanda nessa região”, aponta o prefeito Rodrigo Manga.

O dispositivo permitirá que os cruzamentos entre as duas avenidas ocorram em desnível, propiciando o acesso livre pelo trecho. Isso, segundo estudo do Cadi, aproveitando as características da Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, que possui longa extensão sem outros cruzamentos em ambos os sentidos, o que justifica a funcionalidade de um trânsito livre e sem que uma próxima parada de semáforo resulte em deficiência do dispositivo.

Outra característica da intervenção é o aproveitamento da topografia do local, onde observa-se acentuado aclive da Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no sentido da Rodovia José Ermírio de Moraes (SP-75). O solo argiloso, sem a inocorrência de rochas, é outro fator técnico que contribui para a construção do túnel sem maiores comprometimentos ao tráfego durante a obra.

 

Justificativas

A Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes é uma das principais vias do município, conectando bairros e regiões importantes da cidade, servindo como eixo viário estratégico para o fluxo urbano, integrando áreas comerciais, residenciais e institucionais. Suas pistas suportam tráfego intenso, sendo frequentemente utilizada como rota alternativa para evitar lentidões em vias centrais e acesso à SP-75 e à Zona Industrial.

No sentido contrário da intervenção, a via conecta-se com a Avenida Sadrac de Arruda, sendo derivação da Avenida São Paulo que é uma das principais avenidas de Sorocaba, conectando o Centro da cidade ao extremo Leste, até a rodovia Raposo Tavares (SP-270), importante interligação para a Capital e o interior do Estado.

Adendo ao projeto do túnel é que o Município está em vias de entregar, no dia 12 de janeiro de 2025, as obras de duplicação e implantação da pavimentação da Avenida Três de Março, totalizando seis quilômetros de extensão, ligando o Alto da Boa Vista ao bairro Aparecidinha.

O Alto da Boa Vista e seu entorno é caracterizado por ser zona empresarial e administrativa, que sedia instituições públicas e privadas, além de comércios, parques, instituições de ensino, escritórios, empresas de médio e grande porte e áreas residenciais e comerciais.

 

Outras obras viárias

“O Cadi e as secretarias de Mobilidade e de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) vêm atuando na implantação de novos acessos que permitam rotas alternativas para que todo o trânsito da Avenida Três de Março não dependa apenas do entroncamento com a Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes. Além do novo túnel, as intervenções no trânsito são adotadas sempre acompanhando estrategicamente o crescimento urbano. Cada obra é planejada e executada, exatamente, prevendo o aumento de fluxo nos próximos anos”, destaca a superintendente do Cadi, Jessica Pedrosa.

Entre as medidas adotadas para conferir fluidez ao trânsito, voltadas a facilitar o acesso à região do Alto da Boa Vista, houve a implantação da Avenida José Humberto Urban e a pavimentação do trecho inicial da Rua Prof.ª Célia Cangro Marques Mendes, vias alternativas, ligando a Avenida Três de Março ao bairro Jardim do Paço. O trecho final dessa segunda via, até o bairro Iporanga, está em andamento.

Outras intervenções que têm surtido efeito na mobilidade no Alto da Boa Vista foi a implantação da pista “direita livre” na Rua 28 de Outubro, para acessar a Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, sentido à Zona Industrial, assim como de dispositivo semelhante entre as avenidas Sadrac de Arruda e Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, sem parada de semáforo, em dois sentidos.

Outra novidade, em andamento, é a construção de viaduto de ligação entre as avenidas Fernando Stecca e Independência, que também integra o Programa “Sorocaba Tem Pressa”. Esse empreendimento vai melhorar o fluxo de veículos no acesso entre essas vias, propiciando uma interligação direta. A previsão é que a obra seja concluída em 2025, com recursos provenientes de financiamento junto à Corporação Andina de Fomento (CAF).

 

Mais ações de mobilidade

A Semob realiza uma série de ações diárias de controle de tráfego, para aumentar a fluidez do trânsito e reduzir o tempo de viagem, de modo a impactar positivamente na qualidade de vida dos sorocabanos. Uma delas é o monitoramento permanente do sistema viário, seja via rede de videomonitoramento ou ação direta de agentes de trânsito nos locais.

As câmeras estão localizadas em pontos estratégicos de trânsito, que permitem uma visão panorâmica, para análise ampla do sistema viário e fluxo de veículos, dentre outras situações. São mais de 2.500 câmeras interligadas ao Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI) da Semob. Ao passo que os agentes de trânsito realizam operações contínuas de monitoramento, orientação e fiscalização do tráfego, com maior ênfase nos locais de grande fluxo.

“Apesar de tudo isso, a recomendação é que o condutor, assim como o pedestre, sempre respeite a sinalização de trânsito e dirija com toda responsabilidade, como forma de contribuir para um trânsito sempre mais seguro para todos aqueles que compõem a mobilidade urbana”, lembra o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.

Os principais canais de contato com a Semob, para solicitação de serviços ou denúncias, são: os telefones 118 e (15) 3519-3101; o e-mail: [email protected]; pela Ouvidoria da Urbes, via site: www.urbes.com.br ou diretamente na sede da Semob, que fica na Rua Professor Dirceu Ferreira da Silva, 55, no Alto da Boa Vista, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.