Frequentadores do Bessa recebem atividades do programa Amigos da Praia

Os frequentadores do Bessa receberam, neste sábado (1º), as ações de educação ambiental promovidas pelo programa Amigos da Praia. Banhistas, praticantes de atividades físicas, comerciantes e vendedores ambulantes tiveram orientações sobre como fazer o descarte correto de resíduos produzidos durante a permanência na praia e receberam sacolinhas para o acondicionamento dos resíduos. Neste domingo (2), as equipes seguem para a praia de Barra de Gramame, que integra o calendário do programa pela primeira vez.

A iniciativa é coordenada pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), e conta com o apoio de organizações não governamentais. “Tanto a praia de Barra de Gramame, quanto a Praia do Sol, passam a fazer parte de nossa programação neste ano por conta do aumento de visitação nesses locais, o que concorre para um aumento da produção de resíduos. Portanto, faz-se necessária essa ação educativa para conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental”, explicou o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso.

A programação deste sábado (1º) começou com apresentação do grupo musical da Emlur, Baticumlata. Os integrantes produzem um som de “percussão sustentável”, ao utilizarem como instrumentos musicais tambores de metais e de plástico, cano de PCV e garrafa PET, entre outros materiais recicláveis.

Serviço contínuo – A Emlur realiza a limpeza nas praias diariamente, com serviços de catação na faixa de areia e varrição. Segundo a diretora de Educação Ambiental e Coleta Seletiva da Emlur, Kênia Chaves, o objetivo do programa Amigos da Praia é conscientizar sobre a importância com o descarte de resíduos.

“Todos fazem parte desse trabalho educativo. O ideal é que quem aluga guarda-sol, por exemplo, tenha um coletor ou uma sacola para o usuário armazenar aquilo que consumiu. Mas caso não disponibilize, o indivíduo pode estar preparado com uma sacolinha que trouxe de casa para descartar na lixeira mais próxima as embalagens de produtos consumidos”, comentou a diretora.

O barraqueiro Henry Lavit disponibiliza aos clientes um cesto de lixo em cada guarda-sol que aluga. “Quando os clientes saem, eu esvazio os materiais numa sacola grande e deixo novamente para o novo cliente. De tempos em tempos, despejo tudo no contentor ou então entrego quando o pessoal da catação passa na praia”, disse.

No verão – Kênia Chaves destacou que a ação é realizada no verão devido ao maior número de frequentadores nas praias, inclusive, turistas. A cabeleireira Ivonete Trindade, de Boa Vista (RR), visita João Pessoa pela segunda vez e diz que voltou por amor à cidade. “Recebi a sacolinha do programa e vou guardar. Por enquanto vou só tomar água de coco e depois vou deixar em algum coletor na calçadinha, quando for embora”, contou. Ela veio com um grupo grande de amigos e citou a limpeza de João Pessoa como uma das qualidades da Capital.

A pensionista Risolândia Maia é paraibana, mas mora em Brasília há quase 50 anos. Ela elogiou a execução do programa Amigos da Praia. “É importante esse incentivo para a gente trazer nossa sacolinha, porque nem todo barraqueiro tem. O planeta já está tão sofrido, com tantos problemas ambientais, então, é muito legal essa ação e todos podem participar”, opinou.

Como em todas as ações do programa, a Semam fez o plantio de um coqueiro na praia do Bessa e também distribuiu mudas de árvores nativas, que também é uma ação permanente da Secretaria. Foram distribuídas mudas de jatobá e de ipês de diversas cores. Os educadores do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) prestaram informações sobre como fazer o plantio em casa.