Mentoria da Fapesc orienta pesquisadores do Norte do estado sobre editais, execução de projetos e prestação de contas

Equipe da Fapesc orientou mais de 100 participantes sobre boas práticas na gestão de projetos de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação. (Foto: Gizely Campos/Fapesc)

Na tarde desta quarta-feira, 15, o auditório da Reitoria da Universidade da Região de Joinville (Univille), foi palco de mais uma edição da “Mentoria: documentações, interpretação de editais, execução das propostas e prestação de contas”, promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Desta vez, mais de 100 pessoas estiveram presentes, entre representantes de universidades públicas e comunitárias do norte do estado, entidades do ecossistema de inovação, pesquisadores, gestores e técnicos ligados a editais. Durante a atividade, eles puderam conhecer melhor as etapas do ciclo de um projeto — da submissão à execução e prestação de contas — e compreender como ocorre a avaliação das propostas submetidas à Fapesc.

A iniciativa tem sido realizada em diversas universidades catarinenses com o objetivo de aproximar os pesquisadores da equipe técnica da Fapesc e esclarecer dúvidas sobre as chamadas públicas, garantindo maior eficiência e transparência na gestão dos recursos destinados à pesquisa, ciência, tecnologia e inovação.

Logo na abertura do evento, em seu momento de fala, o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, destacou a importância desse tipo de iniciativa para aproximar a fundação das instituições e orientar os pesquisadores sobre a gestão de projetos. “Essas atividades permitem esclarecer a evolução de processos, a internacionalização, a elaboração de editais e os principais cuidados ao redigir uma proposta. Com essas orientações, os pesquisadores conseguem apresentar projetos mais completos, cujos resultados podem beneficiar todo o ecossistema catarinense. Buscamos orientar continuamente os pesquisadores por meio de eventos nas universidades, detalhando as prioridades de investimento, o acesso aos recursos, a gestão financeira e a prestação de contas. É fundamental que todo o progresso dos projetos seja comunicado à Fapesc, assegurando o uso correto e transparente dos recursos estaduais”.

A mentoria foi conduzida pela diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapesc, Valeska Tratsk, que destacou a relevância da aproximação com as instituições de ensino superior e o fortalecimento da pesquisa em Santa Catarina. “Essas mentorias têm o propósito de facilitar a interação com os pesquisadores, compartilhar informações e capacitar profissionais para elaborarem projetos mais qualificados, capazes de gerar resultados concretos para o estado e para os catarinenses”.

Para o pró-reitor Paulo Henrique Condeixa de França, a realização do encontro reforçou o papel da Univille como referência em pesquisa e inovação no Norte de Santa Catarina. “Ao sediar esse encontro, a Univille reafirma a Pesquisa e a Inovação como pilares institucionais e sua atuação de referência para a região Norte de Santa Catarina. Estamos de portas abertas e convictos do potencial desta iniciativa da Fapesc para o desenvolvimento do estado por meio do fomento a projetos de impacto científico e socioambiental”.

O evento contou ainda com a participação da gerente de Prestação de Contas, Emanuelle Marques Nunes; da gerente de Ciência e Pesquisa, Larissa Waskow; da gerente de Tecnologia e Inovação, Sonia Bernardini; e do coordenador de Projetos da Procuradoria Jurídica, Gabriel Paiva.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)

Gizely Campos / [email protected]

Telefone: (47) 99104-6738