O governador Jorginho Mello inaugurou, nesta segunda, 24, o busto do poeta catarinense Cruz e Sousa, que agora fará parte do acervo do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa.
A iniciativa é uma das homenagens idealizadas pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) pelos 164 anos de nascimento do maior representante do Simbolismo no Brasil.
O governador Jorginho Mello ressalta a importância de Cruz e Sousa para o estado e reforça a importância de valorizar a cultura de Santa Catarina:
SONORA
A presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Maria Teresinha Debatin, reforça a importância de celebrar a vida e obra do mais relevante poeta catarinense:
SONORA
A obra entregue no dia em que completa 164 anos de nascimento do escritor é de autoria do artista plástico Plínio Verani e foi restaurada depois de ter feito parte da Praça XV de Novembro, no Centro de Florianópolis.
Plínio Verani comenta sobre o trabalho de restauração realizado:
SONORA
João da Cruz e Sousa nasceu em 24 de novembro de 1861, em Florianópolis.
Com suas obras Missal e Broquéis foi precursor do movimento simbolista no Brasil, do qual é o principal expoente. Também é patrono da Academia Catarinense de Letras, representando a cadeira nº 15.
Repórter: Marcos Lampert
