Ligação dos imóveis ao sistema de esgoto de Mafra traz benefícios econômicos 

Acervo CASAN

A CASAN reforça para a população de Mafra a importância de providenciar a conexão com o Sistema de Esgotamento Sanitário e os beneficios da infraestrutura de saneamento. O início de funcionamento do sistema exige investimento inicial da comunidade para conexão ao sistema, mas a médio e longo prazos também traz vantagens para os moradores e para a cidade.

Entre os benefícios está a valorização do imóvel, que passa a contar com um padrão de tratamento muito mais adequado do esgoto. Além disso, o morador não precisa mais gastar com as limpezas periódicas de caminhões limpa-fossa, já que com a rede coletora o esgoto é afastado de sua moradia e levado para o devido tratamento. 

A infraestrutura de saneamento também evita problemas estruturais no terreno, mau cheiro proveniente da fossa e presença de insetos. Para a cidade, o sistema coletivo de esgoto proporciona mais condições de saúde e qualidade de vida, garantindo depuração e retorno ao ambiente dentro dos padrões exigidos pela legislação.

Há ainda benefícios para a saúde pública, com redução de internações por doenças de veiculação hídrica e um ambiente mais saudável, que proporciona qualidade de vida e condições de desenvolvimento sustentável.

Projeto Socioambiental

Para levar essas e outras informações para os moradores a CASAN desenvolve na cidade um Projeto Socioambiental com visitas às residências. Os moradores recebem orientações sobre a conexão à rede coletora de esgoto da Companhia, complementando as ações com a distribuição de folders que trazem orientações técnicas.

No site da CASAN, no link ligação de esgoto, há, também, informações e um passo a passo de como realizar a conexão. Dúvidas técnicas sobre a instalação podem ser esclarecidas na Agência da CASAN, localizada na Rua Tenente Ary Rauen, 631.

SAIBA MAIS

COMO FAZER A LIGAÇÃO
– Verifique onde estão as tubulações de esgotos dentro de seu terreno, até a fossa, filtro e sumidouro.
– Use tubo PVC para execução do Ramal Interno até o alinhamento predial.
– Somente com autorização da CASAN desvie a tubulação da fossa/sumidouro para a Caixa de Inspeção (CI) que fica instalada na calçada;
– A partir dessa ligação é recomendável desativar e enterrar fossa e sumidouro, para evitar formação e acúmulo de gases. Veja orientações aqui.

ÁGUA DA CHUVA NÃO É ESGOTO
Água da chuva não é esgoto e não pode ser direcionado para a rede coletora, pois pode provocar diversos problemas, como extravasamentos nas ruas. Essa água deve ser encaminhada à rede de drenagem.

CAIXA DE GORDURA DEVE SER MANTIDA
Antes de ser direcionado para a rede coletora, o esgoto de pias de cozinha e churrasqueiras deve passar por uma caixa de gordura, que retêm esse resíduo para evitar o entupimento das tubulações.