Comlurb apresenta renovada frota de veículos para a limpeza urbana da Zona Sul e Grande Tijuca – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Dos 64 veículos, 38 são caminhões compactadores destinados ao serviço de coleta domiciliar – Foto: Beth Santos

A Prefeitura do Rio apresentou a nova frota de coleta domiciliar e remoção de lixo público da Zona Sul e da Grande Tijuca, nesta sexta-feira (01/11), no Aterro do Flamengo. No total, foram adquiridos 64 veículos, seis mil contêineres de 1.200 litros, 88 caçambas estacionárias multiuso de 5m³ e 12 caixas compactadoras de 7m³, para otimizar e dar um melhor ordenamento à coleta nas duas regiões, garantindo mais eficiência e qualidade nos serviços da Companhia.

O prefeito Eduardo Paes, ao lado do presidente da Comlurb, Flávio Lopes, entregou a renovada frota de caminhões num evento no Aterro do Flamengo. Ele destacou toda a recuperação pela qual a empresa pública passou nos últimos três anos e meio.

– Lembro que era caótico o estado que encontramos a Comlurb em 2021. Fizemos um investimento maciço e recuperamos essa empresa pública que tem funcionários exemplares. Aquela sensação de cidade abandonada, cheia de lixo, atualmente não existe mais. E hoje seguimos avançando cada vez mais – disse o prefeito do Rio.

Dos 64 veículos, 38 são caminhões compactadores destinados ao serviço de coleta domiciliar, seis caminhões basculantes para remoção de lixo público; 12 mini basculantes para operações em áreas de difícil acesso, como ruas estreitas e becos, especialmente em comunidades; quatro poliguindastes duplos, para recolher resíduos de caixas de entulho; três pipas d’água para lavagem de logradouros e limpeza de feiras livres e eventos, e um basculante exclusivo para remoção de recipientes semienterrados, como o do Ecoponto Santo Amaro, no Catete.

– Essa renovação é importante porque todos os nossos caminhões compactadores vão possuir um implemento traseiro que os capacitam para fazer o manejo de caixas grandes, de 1.200 litros. É uma novidade que vai beneficiar, principalmente, as nossas comunidades – explicou o presidente da Comlurb.

O sistema de monitoramento dos veículos também foi aprimorado para garantir relatórios operacionais mais detalhados e precisos para o cumprimento dos roteiros nos dias e horários estabelecidos. As informações serão recebidas em tempo real pela central de operações da Comlurb, que opera 24 horas por dia em todos os dias da semana, e transmitidas aos gestores, a fim de agilizar os serviços de coleta domiciliar. O monitoramento facilita a tomada de decisões sobre necessidade de eventuais alterações de roteiros e para atuação em emergências na cidade.

Com a aquisição dos novos contêineres de 1.200 litros, que terão uma pintura especial para garantir aumento da vida útil, a Companhia vai garantir mais agilidade na coleta nas comunidades, já que eles possuem implementos que facilitam o descarte dos resíduos diretamente nos caminhões. Com o contrato que estava em vigor isso não era possível, pois as caixas não tinham os dispositivos para que pudessem ser basculadas diretamente no caminhão.

Além disso, os contêineres serão distribuídos em locais de grande fluxo de pessoas e nas praias, para facilitar ainda mais o descarte de resíduos durante o verão, como os cocos consumidos na orla. Já as novas caixas compactadoras e caçambas estacionárias substituirão as atuais, nos ecopontos da região, e serão usadas para a implantação de novos pontos de entrega voluntária (ecopontos).

– Aumentamos a quantidade de caixas na cidade. Tínhamos 1.500 e passamos a ter 6 mil, um aumento bastante significativo. E também botamos nas praias uma quantidade de caixas híbridas, de plástico, melhores que as antigas caixas metálicas, que ficam enferrujadas rapidamente, dando um aspecto envelhecido – ressaltou Flávio Lopes.

Categoria:

  • 1 de novembro de 2024
  • Marcações: aterro do Flamengo coleta de lixo COMLUBR frota de veículos lixo Zona Sul