O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. Desempenhando um papel fundamental nesse contexto, o Banco de Leite da Maternidade Tereza Ramos, fundado em 1996, atende em média 450 mães por mês.
Além da doação, o serviço tem o objetivo de orientar as puérperas sobre o aleitamento materno e técnicas de massagem para evitar o empedramento.
Neste mês, o Alojamento Conjunto terá uma programação interna com temas importantes, desde a descida do leite materno até as principais intercorrências.
A enfermeira coordenadora do Alojamento Conjunto, explica Tatiana Benincá, explica sobre o processo de orientação e acompanhamento das mães no início da amamentação:
SONORA
Os profissionais do Banco de Leite são responsáveis pela coleta, rotulagem, processamento, controle de qualidade, armazenamento e distribuição do leite cru e pasteurizado, conforme a prescrição médica, para os bebês internados na Neonatologia do hospital.
Essa iniciativa visa melhorar a qualidade de vida da população atendida, incluindo mães e bebês da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e de outros municípios de Santa Catarina.
As mães que enfrentam dificuldades para amamentar podem procurar o serviço, que oferece um espaço próprio para a retirada do leite.
O alimento é armazenado adequadamente e encaminhado ao lactário, conforme a dieta prescrita pelo médico. Instalado no primeiro andar do Hospital Tereza Ramos, o Banco de Leite funciona das 7h às 19h. O Centro Obstétrico da instituição está aberto 24 horas para atender gestantes e mães que necessitam de auxílio na fase de amamentação.
Reconhecido como “Amigo da Criança”, o Hospital e Maternidade Tereza Ramos está localizado na Rua Marechal Deodoro, 799, Centro, em Lages. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (49) 3251-0022.